quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Quebrando Senhas de VBA

No blog do Tómas Vasquez, há um tempo atrás ele fala sobre quebrar senhas de VBA e acho interessante que leiam. 

Bom, no meu ponto de vista, quebrar senhas em excel, pode até ser ilegal, já que estamos quebrando um direito autoral, mas também acho que se não querem que quebrem o código, que façam um programa em uma linguagem segura.

Aprendi muito a programar em VBA, justamente abrindo vários códigos e estudando bastante, até entender e começar a fazer os meus e inclusive "protegendo" com senhas.

Como costumo dizer, em tecnologia, se tem quem faça, tem quem desfaça. É a lei!

Bom, então tenho duas maneiras diferentes para quebrar o código do VBA.

O primeiro, retirado do blog do Tómas:

Para ter acesso ao código de um projeto VBA, é fácil e barato. Basta baixar o Open Office neste endereço:

http://www.broffice.org/download

Para quem não sabe, o Open Office é uma suíte de aplicativos de escritório concorrente do Microsoft Office, assim como o Star Office. Não vou discutir as capacidades do Open Office, além da importante característica que ele possui de também ter disponível um suíte de programação muito semelhante ao VBA, também baseada no Visual Basic, capaz de construir aplicações da mesma forma.

Quando você abre um arquivo do Excel ou Word no aplicativos respectivos no Open Office (Calc ed Writer), você tem acesso a todo o conteúdo do arquivo da mesma forma, bem como a todo o projeto VBA, incluindo módulos e formulários.

O problema é que o Open Office abre o projeto em VBA, mesmo que ele esteja protegido por senha.

O segundo, é coisa antiga, do tempo que eu programava pra valer, hoje, só tiro onda, não preciso, nem sei mais...rs

É um suplemento para Excel. Tem que instalar e rodar, através do VBA.

Para baixar Acyd.xla

PS: Essa dica vai pro Carlos Henrique, que com isso, acaba de perder um almoço.

Nenhum comentário: